Figurino #4: Matilda

 photo matilda 2_zpshjhut5bp.jpg

Essa não é a primeira vez que Matilda aparece por aqui. Ela é a protagonista do filme Léon, the Professional e eu já declarei todo o meu amor por ele aqui.

Além da história, que é boa demais, foi meio impossível para mim não reparar no figurino de Matilda. Primeiro porque geralmente é o tipo de coisa que eu costumo reparar mesmo. Segundo porque é difícil não notar as combinações que ela usa quando você foi uma criança nos anos 90!

Como esquecer os shortinhos jeans de cintura alta? Os chokers? As roupas de crochê?

 photo matilda 8_zpsvbtplbbj.jpg

 photo matilda 6_zpsaa6gaqf0.jpg

 photo matilda 7_zpsniqsqtio.jpg

 photo matilda 11_zpszqb4kiw8.jpg

Na história, Matilda é obrigada a fugir de casa com o vizinho e novo amigo, León. Apesar de criança, ela se vê de repente envolvida numa confusão que a obriga a ter uma certa maturidade e a fazer coisas que provavelmente não devia, como ser parceira de um matador de aluguel.

O figurino, pra mim, foi bem mais do que apenas conjuntinhos legais e notei que ele foi um elemento importante para ajudar a contar a história de diferentes maneiras.

A primeira tem a ver com seu próprio estilo. Matilda tem certos itens que são inseparáveis dela, como o colarzinho tipo choker, a bota e o cardigã que parece de crochê. Tudo com muita cor e muita textura. Mas isso, além de ajudar a compor o estilo da personagem, tem a ver também com a própria situação em que ela está.

Com a fuga repentina de casa, Matilda acaba passando uma boa parte do filme usando as mesmas roupas, variando muito pouco entre as poucas coisas que ela conseguiu pegar em casa. Essas peças, como o casaco, permanecem com ela até as cenas finais do filme, e de certa forma simbolizam suas raízes, um certo vínculo que permaneceu com sua casa e sua família, apesar de não estar mais com eles. Ou seja, acaba sendo uma conexão com seu passado.

Por outro lado, longe de casa, Matilda passa a trabalhar com León e, de uma maneira até engraçada, ela passa a se vestir como ele. Usa uma touquinha de crochê e um óculos tipo John Lennon quando estão em ação e uma camiseta branca como a de León quando fazem faxina e exercícios em casa. Uma atitude bem própria de criança, vestir roupas de adulto para brincar (eu fazia isso demais com as roupas da minha mãe!), só que com uma finalidade nada divertida nesse caso.

 photo matilda 14_zps6n5s2fj1.jpg

 photo matilda 3_zpsrcbqvtv6.jpg

 photo matilda 4_zpszwlyxfar.jpg

 photo matilda 13_zpsqlkelzrc.jpg

 photo matilda 1_zps2om2chys.jpg

 photo matilda 12_zpsowoczjjs.jpg

Bom, essas são algumas impressões e sensações que me passaram quando comecei a prestar atenção no que os personagens vestiam no filme. A costume designer do filme se chama Magali Guidasci e, claro, não faço a menor ideia do que ela pensou para compor o figurino, embora eu gostaria muito de saber.

Apesar de já ter alguma experiência com curtas-metragens, na hora da ação, sempre me esqueço que essa parte do figurino é mais complexa do que parece e essas análises sempre ajudam a pensar em referências e também na importância que as roupas e os adereços podem ter dentro de um filme.

E, ah, gosto demais desse filme, gente! Se não conhecem a história de León e Matilda, fazfavor! <3

Anúncios

8 comentários sobre “Figurino #4: Matilda

  1. Essa história é incrível, nem sei porque demorei tanto pra assistir, acho que foi o poster oficial que é meio clichêzão! HAHAHAH é um filme muito bom. Li seu outro post sobre ele e fico até ”aliviada” das cenas mais explicitas terem sido cortadas. Lembro que eu quase morri quando ela disse que gostava dele, e daí ele pergunta como ela sabe e ela diz ”eu sinto isso…. no meu estômago” HAHAHAHAHAH suspirei de alívio!

  2. Meu eu AMOOO esse filme! Li seu post sobre o filme e realmente não é o que você imagina sua filha fazendo hahahaha Mas que bom que deixaram, pq Natalie foi feita para esse papel! Adoro o figurino dela, apesar de não parecer em nada com as roupas neon que eu vestia nos anos 90 hahahahahaha “Alô, pakalolo?”

  3. Me lembra Lolita essa coisa de 12 anos e eles querem dar uma tensão sexual etc… acho interessante você falar de figurino aqui <3 quero ver o filme e depois comentar aqui minhas ideias tb! acho genial isso de manter a mesma roupa no ator pq sempre tem uns filmes q falham e poe gente q ta num apocalipse ou fugindo de casa trocando de roupa toda hora e de banho tomado hahahaha fiquei curiosa pra ver e vir aqui comentar d novo!

  4. amiga, eu amei esse filme <3 e nunca tinha parado pra analisar o figurino da Matilda, coisa que geralmente reparo. e achei tua análise muito boa, principalmente no que diz respeito a ela se vestir como ele. tirando a touquinha, foi algo que não reparei mesmo. e aquele colarzinho no pescoço, me passa a imagem de alguém mais "velho" mesmo, não tem nada a ver com algo que uma criança usaria. geeente, ai que filme <3

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s