Cuca Fundida | Livros & Cinema

 photo IMG_0521_zpsni2opggo.jpg

Me lembro que antes de começar a assistir de fato os filmes do Woody Allen, eu havia visto esse livro em uma livraria. Mas como eu não tinha nenhuma relação com os filmes dele, só achei interessante que ele também fosse escritor.

Hoje Woody Allen é um dos meus diretores favoritos. Nunca dá errado com os filmes dele, sabe como é? Claro que tem uma coisa ou outra que eu não gosto, alguns são mais engraçados, outros nem tanto, mas enfim, quando estamos sem ideia do que assistir, escolhemos algum dos deles e é sempre bom. Daí que me recordei desse livrinho e fiquei muito curiosa pra ler!

 photo IMG_0515_zpssh8vbvsx.jpg

Deixa eu contar pra vocês, dei gargalhadas com alguns dos textos. Juro! Eu adoro livros que conseguem me fazer rir de verdade! E se você está familiarizado com o estilo do Woody Allen fica ainda mais interessante porque quase é possível ouvir a voz dele enquanto a gente está lendo. Pra mim, cada conto virava um filminho na minha cabeça.

A edição que eu tenho é da L&PM Pocket e é bem curtinho, 152 páginas, mas tem 17 contos! Todos eles muito similares ao trabalho que o Woody já fazia antes de ser cineasta. Ele trabalhou como humorista durante um tempo e depois passou a escrever para revistas e jornais nos EUA, quando seus primeiros filmes começam a fazer sucesso.

Os contos tem temáticas muito variadas, vai de humor judaico, sexo, filosofia, até o Drácula (!), tudo isso contado daquele jeito dramático-trágico-cômico que é praticamente a marca registrada dele, né?

 photo IMG_0513_zpsar36idwq.jpg

 photo IMG_0517_zpsqkyfpyex.jpg

 photo IMG_0523_zpsvubebnrz.jpg

Cuca Fundida foi lançado em 1971 e o que mais achei legal de observar foi que algumas situações que aparecem nos contos, estão presentes em vários filmes. Por exemplo, o conto chamado Os Anos 20 Eram uma Festa, é praticamente o filme Meia-Noite em Paris, com todas as personalidades envolvidas como o Hemingway, Dali, Man Ray e cia. No conto Minha Filosofia, o personagem resolve escrever seus próprios tratados filosóficos, mas tem muito de filosofia ao longo do livro de forma geral. E no próximo filme dele, Homem Irracional, que ainda não foi lançado, o personagem principal é um professor de filosofia, então estou curiosa pra ver se tem algo a ver com o conto.

Enfim, pra quem gosta dessa comicidade trágica, indico demais esse livro. Não tem que conhecer nada de Woody Allen pra ler, claro. Se ele não fosse cineasta, acho que já teria uma bela carreira como escritor. Ele tem também dois outros livros, Sem Plumas e Que loucura!, e já estou coçando pra ler!

(Esse post faz parte do projeto Livros & Cinema. Clique aqui para conhecer!)

Anúncios

10 comentários sobre “Cuca Fundida | Livros & Cinema

  1. Pingback: Livros & Cinema | Uma cadeira, por favor!

  2. Eu li esse livro há MUITO tempo, emprestado de alguém, mas lembro que amei. Lembro até hoje do conto da morte. É um dos livros que ainda vou comprar pra ter na estante!

  3. Carol, queria que tu morasse pertinho pra que nos encontrássemos e fizéssemos uma boa discussão sobre Woody. Com vinho! Ele também é um dos meus diretores favoritos, e provavelmente eu iria adorar esse livro. Esse lance tragicômico é muito característico dele, e o fato de ser usado em quase todos os seus protagonistas, surpreendentemente não fica repetitivo. Deixa eu comentar contigo, que uma das coisas que mais gostei em Meia Noite em Paris é que o personagem do Owen Wilson consegue interpretar o personagem como se fosse o próprio Woody fazendo. Menina, isso me encantou demais. Mas enfim, vou dar uma procuradinha nesse livro na Estante :] Beijoca!

    • Ai, seria tão bom! <3 Tenho certeza que no tópico de filmes e séries, a gente precisaria de pelo menos uma semana pra conversar tudo hahahaha
      Sim, essa coisa do Woody se colocar nos personagens é incrível, né? A gente sabe direitinho que foi ele quem escreveu porque os diálogos são a cara dele! hahaha Olha, procura sim, tenho certeza que vai curtir!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s