Em cartaz #31: Submarine

 photo submarine_xlg_zpsbub8j3pf.jpg

Submarine está na minha lista há tempos. E fico feliz em anunciar que ele é o primeiro filme da meta que fiz para esse ano (lembram?) que aparece aqui no blog.

Impressões antes de assistir ao filme: cartaz bonito, história boba.

Impressões depois de assistir ao filme: cartaz bonito, história boa, contada de um jeito bem diferente, leve, divertido e fantasioso. Tudo que eu precisava.

O filme é narrado em primeira pessoa por Oliver Tate. Na escola, ele é aquele garoto meio desajustado, com problemas de socialização, mas que acaba gostando de Jordana, uma menina da turma, totalmente diferente dele, cheia de personalidade e atitude.

Ao lado dessa trama, acompanhamos outra, que envolve a estranha relação que Oliver tem com os pais. Um tanto intrometida, eu diria, mas que faz muito sentido depois quando ele descobre que o casamento deles pode estar sendo ameaçado.

 photo tumblr_mas3lrTHGt1qbexr4o1_1280_zpslpv9mbye.jpg(fan made poster por Jack Watkins)

 

O filme é dirigido por Richard Ayoade, que depois descobri ser o mesmo diretor de O Duplo (outro filme que gostei bastante e comentei aqui). Não sei nada do diretor, mas já considero pacas, haha.

Foi meio inevitável para mim comparar o estilo de Submarine com o trabalho do Wes Anderson, por mil motivos. Primeiro, esteticamente. Os cenários são muito cheios de elementos que ajudam bastante a mostrar a vida dos personagens e eles praticamente vestem as mesmas roupas durante todo o filme. Os movimentos de câmera e enquadramentos são precisos – por exemplo, enquadrar pessoas e objetos bem no meio da tela. Acontece muitas vezes – e há vários closes em elementos que são importantes pra história – uma fita cassete, um bilhete, uma carta.

 photo 4a3f74c3cad7810d5604da2df98de327_zpsekltugoy.jpg

Todos os personagens também tem a personalidade muito bem delineada e isso não se modifica muito ao longo da narrativa. As vezes eles acabam transformando situações simples e algo muito complexo ou dramático. E tudo isso é contado através de diálogos inteligentes e, claro, uma trilha sonora maravilhosa.

Deem uma olhada no trailer pra vocês sentirem do que eu estou falando.

Infelizmente não encontrei muitos cartazes do filme. Infelizmente não, porque o oficial é bem bonito e dá conta do recado, inclusive do título, que não vou explicar aqui, claro.

Encontrei esses cartazes fan made, que foram os poucos que identifiquei os autores. Tem outros por aí, mas prefiro postar aqueles que eu possa dar o crédito, afinal é um trabalho e muito bom e que eu gosto bastante.

O preto e branco foi meu preferido, pra variar.

 photo dc168cbb766d606380a85977c1a69ad0_zpstqtf79de.jpg(por Sad Disco *o tumblr não existe mais)
 photo f0115a33ef5125d070433dd208307382_zps7ttzynri.jpg(por Steve Womack)

 

Confesso que depois desse tempo senti uma certa dificuldade em escrever o post, haha. Mas enfim, o blog está de volta! Minha banca de mestrado vai ser no dia 16, mas agora a vida já está entrando novamente nos trilhos.

Espero que tenham gostado da dica do filme. E se alguém já assistiu, não deixa de me contar o que achou! (E ouçam a trilha! Sério, é muito boa!)

 

Anúncios

8 comentários sobre “Em cartaz #31: Submarine

  1. Quero ver esse filme, deve ser bom. O Richard Ayoade, além de diretor, é um comediante muito bom. Tem uma série não tão recente (2006-2010) chamada The IT Crowd. É uma comédia britânica excelente, naquele humor típico deles. Se você gosta de rir, fica a sugestão.
    Agora vou tentar ver esse e O Duplo.

  2. Você precisava de um descanso de tudo, agora que você tirou um peso das costas pode ficar tranquila. Eu gostei bastante desse filme, assisti com minha sobrinha no inicio de Fevereiro, ela é fã de Arctmonkeys e como o vocalista faz a trilha sonora, fui obrigado a ver com ela. Eu adorei se puder baixa a trilha sonora que é bem legalzinho, lembrei do Wes tb. Algumas cenas e a maneira como é narrado. Um filme legal

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s