Em cartaz #24: Dolls

Estou pra dizer que este foi um dos filmes mais bonitos que vi nesse ano. Bonito aqui em todos os sentidos, tanto por causa das imagens quanto das histórias que conta. Procurei bastante, mas parece que ele só tem esse cartaz, o que, na verdade, não é problema nenhum porque acho que ele representa o filme muito bem.

 photo dolls1_zpsf55d33b3.jpg

Dolls é de 2002 e foi dirigido pelo japonês Takeshi Kitano. Eu diria que o filme conta três histórias de amor e explora as possibilidades e os limites das pessoas para estar perto, para ajudar e para encontrar aqueles que elas amam. As histórias não tem exatamente uma ligação entre si e o filme também não é episódico, ou seja, elas não são contadas uma após a outra, mas são entrecortadas.

O filme é lento, não lento chato, mas é lento porque as coisas acontecem devagar e vamos descobrindo e observando pouco a pouco quem são aquelas pessoas e como elas chegaram ao ponto que chegaram.

Não sou conhecedora da cultura japonesa, mas consegui perceber alguns elementos que aparecem nas relações entre os personagens em outros filmes, como a força da lealdade, o peso do destino, do fardo e da dívida que cada um carrega, o que acaba distanciando o filme de ser um happy ending do amor. O filme também começa com um teatro de bonecos, que acabei de descobrir que se chama Bunkaru, que é algo que existe há muito tempo no Japão e tem como objetivo contar as histórias antigas do país. Não consigo fazer uma análise profunda, mas sinto que todos esses elementos e simbolismos tem um papel forte no filme e tenho a impressão de que essas histórias não poderiam ter sido contadas da forma que foram se o filme fosse de outro país. Isso pode parecer óbvio, mas não sei, para mim, essas não são histórias de amor universais.

E para terminar, não podia deixar de comentar o quão maravilhosas são as imagens do filme. O cartaz já dá uma amostra boa do que vocês verão. As cores são vibrantes, as paisagens são de tirar o fôlego, tudo salta aos olhos. Infelizmente não encontrei nenhuma imagem ou vídeo com a resolução boa o suficiente pra vocês terem ideia do que eu estou falando, mas olha, é uma coisa maravilhosa de se ver. Eu não consigo descrever, só vendo mesmo…

Deixo vocês com esse trailer, que não está numa qualidade muito boa, mas acho que vale a pena! Se não sabe o que assistir nos próximos dias, já deixo minha dica!

Boa semana pra todo mundo!

Anúncios

7 comentários sobre “Em cartaz #24: Dolls

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s