John e Sean Lennon

Ontem, dia 9 de outubro, John Lennon comemoraria 74 anos se estivesse vivo. Ele é meu Beatle favorito. Aliás, desconfio que gosto mais das músicas que ele fez na carreira solo do que com os Beatles. Já comentei um pouco sobre uma biografia dele e outros livros nesse post, mas hoje não vou falar de nenhuma dessas coisas.

Quem conhece a discografia ou já ouviu os álbuns The John Lennon Anthology, provavelmente já deve ter ouvido algumas gravações caseiras que John fez com seu filho Sean.

John teve dois filhos, Julian Lennon, do seu casamento com Cynthia Powell, e Sean Lennon, do seu casamento com Yoko Ono. Sua relação com Julian foi boa até John e Cynthia resolverem se divorciar. O menino estava sempre com os Beatles, serviu de inspiração para muitas músicas, participou do filme Magical Mystery Tour, mas depois do divórcio acabaram se afastando. Já com Sean Lennon, a relação foi mais próxima e intensa, apesar de curta. John foi assassinado quando Sean tinha apenas 5 anos.

 photo 7465428168_2c4eb3989a_b_zps46aad73f.jpg

 photo imagine-1973-01-g_zps36b9a5e5.jpg

Voltando ao assunto inicial, uma parte dessa convivência com Sean acabou sendo gravada pelo próprio John e está nessa antologia. John tinha um estúdio em casa e nesses álbuns tem muitas e muitas gravações interessantes, conversas, brincadeiras, ensaios…

Eu sempre gostei muito dessas com o Sean. Além de ter a graça de ser uma criança conversando e cantando, dá pra perceber que eles tinham uma relação boa e totalmente permeada com música como está descrito nas biografias do John. Consegui encontrar no youtube algumas dessas gravações que estão no disco 4 da Anthology (exceto essa primeira entrevista, que não consegui saber da onde é).

Eu sempre penso que deve ser muito difícil ser filho de alguém famoso do nível de John Lennon. Principalmente porque tanto Julian quando Sean trabalham com música, são compositores, cantores. Imagino que devem ser constantes as comparações entre eles e o pai, no sentido de questionar se eles são artistas autênticos ou se querem ser John Lennon. E é louco porque música era tudo que John fazia, então é bem lógico que os filhos naturalmente seguissem a mesma carreira. Não é óbvio, mas muito compreensível.

Gosto muito dessa entrevista com Sean, já adulto, em que ele fala um pouco dessa questão.

Já estava querendo fazer esse post há algum tempo e achei que seria legal como comemoração do aniversário do John. Ele é sempre muito lembrado como músico, mas acho legal lembrar dele também como pai, como alguém que tinha uma família, enfim, uma vida paralela ao fenômeno Beatles.

Fica a dica pra vocês procurarem as músicas de Julian e Sean. Já ouvi algumas coisas, mas não conheço profundamente!

E pra fechar o post, fiquem com essa música que John escreveu para Sean. É linda demais da conta e o clipe é bem emocionante :~

Bom final de semana, gente!

Anúncios

4 comentários sobre “John e Sean Lennon

  1. Bem legal o post! Apesar que eu não gosto muito do Sean como músico, mas respeito o trabalho do pai dele apesar que não é meu Beatle favorito e a banda também está longe de ser a melhor! Ser filho de alguém muito bom deve ser um problema o Jacob Dylan sofre até hoje, apesar dos bons discos do The Wallflowers!
    Bjooos

  2. Que fofa a primeira foto!
    Conheci pouco de Sean, e menos ainda de Julian. Também imagino como deve ser difícil a cobrança e as comparações por seguirem a carreira do pai, um ícone da música mundial (que eu também adoro).
    Beijo!

  3. Adorei o post. Pelo que estudei sobre meu Beatle favorito, Julian Lennon tem razões suficientes para não gostar do pai. Em fim, John poderia ter sido presente na vida do filho, não o fez porque não quis.

    • Eh como o proprio Julian disse..meu pai falava de amor e paz..e nos passando necessidades em Londres..eu quase chorei de ver o documentario dele falando do pai no Youtube ..foi muito trisye tudo que ele e a mae passaram..enquanto o Sean tinha tudo..ele tambem falou que foi tudo culpa tambem desta japa ordinaria..nunca gostei desta mulher..

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s