Em cartaz #20: Indie Lisboa

Como já falei outras vezes, minha paixão maior é por cartazes de filmes, mas gosto de outros também, no geral. Seja de divulgação de eventos, convites, ilustrações… enfim, vocês já sabem.

Recentemente, comecei a colecionar cartazes de festivais de cinema – no computador, apenas. Se vocês se lembram, naquele vídeo sobre meus posteres, mostro um do Primeiro Plano, um festival de acontece aqui na minha cidade todo ano. Já participo do festival há 7 anos e desde o começo sempre fico curiosa para saber como vai ser a arte da próxima edição. No caso de um festival, acho que o cartaz tem um valor grande porque é o primeiro contato do público com ele. É um meio de divulgação importante e aquelas cores, formas, ilustrações e o que quer que esteja na arte é o que vai estar também nas vinhetas, nos banners, nos produtos vendidos, etc… Ou seja, é a cara, a identidade e o tema do festival reunidos em um lugar.

Esses dias me dei conta de que consegui juntar 452 cartazes de festival. É coisa pra caramba e ainda assim é bem pouco se você parar pra pensar na quantidade que existe e também no tempo em que eles existem. Só é uma pena que a maioria esteja em baixa resolução… Mas aos poucos vou trazendo aqui pra vocês o que for possível!

Então, sem mais delongas, resolvi postar hoje esses cartazes do festival IndieLisboa. Ele acontece desde 2004 em Lisboa, Portugal, e parece ser bem grande. São exibidos filmes de todos os gêneros e também acontecem palestras, seminários e oficinas durante 11 dias.

No site podemos ver os cartazes dos outros anos, que também são legais, mas estes ganharam meu coração. São os das últimas duas edições, 2013 e 2014. Eles são bonitos, coloridos, divertidos e super originais. Me passam um espírito de festival que eu gosto bastante, se é que isso faz algum sentido, haha.

 photo IndieLisboa_2013_b_zps554fb0de.jpg

 photo IndieLisboa_2013_a_zps55f7ebb1.jpg

 photo IndieLisboa_2013_d_zps65104ef6.jpg

 photo IndieLisboa_2013_c_zps41d90499.jpg

 photo IndieLisboa2014a_zpsf91820c6.jpg

 photo IndieLisboa2014b_zpseed51cfc.jpg

 photo IndieLisboa2014c_zpsfdb8e9aa.jpg

Estes são, sem dúvida, alguns dos cartazes de festival mais legais que já encontrei por aí. Esse último do Lost in Translation é maravilhoso, gente! Achei muito bom como eles conseguiram manter o estilo e o humor de um ano para o outro e ainda assim fazer algo bem diferente, sem parecer repeteco.

Entao, fica a dica, a edição desse ano já passou, mas se alguém vai estar em Lisboa no ano que vem , taí um programa legal! E na cidade de vocês, tem algum festival?? Costumam ir também?

Boa segunda, gente! <3

Anúncios

14 comentários sobre “Em cartaz #20: Indie Lisboa

  1. Gostei muito dos cartazes!!! Principalmente do segundo e do quarto!
    Esse ano teve aqui em Ctba um Festival de Cinema, aí tiveram vaarios filmes gratuitos e alguma oficinas, tambem de graça. Ate fiz uma de introduçao à direçao de arte.
    Mas os cartazes forem bem simples, não eram tpo esses que da vontade de guardar!!

  2. Lindos os cartazes! Acho que os festivais poderiam liberar versões em alta dos cartazes, né? Seria incrível! A gente poderia imprimir, enfeitar nossas casas e ajudar na divulgação deles ao mesmo tempo. A total Win-Win situation!

  3. Os primeiros cartazes chegam até a ser tristes, o retrato da “progressão” da carreira do de Niro… É impressionante a criatividade dessas pessoas, fazendo com tão pouco uma coisa tão engraçada, chamativa e verdadeira. Muito bom, gostei bastante, e olha que eu não sou de dar atenção a cartazes.
    Itajaí não tem festivais de cinema. Acho que tem um em Balneário Camboriú, mas nunca fui. Não costumo ir pr’aqueles lados. É uma cidade estranha Itajaí, tem festivais de teatro e música aos montes – vez ou outra tem até exposição de pintura ou fotografia (pode contar que é tão raro quanto um eclipse um evento desses) -, mas nada de cinema ou de literatura. Se tivesse dinheiro, tempo e, principalmente, soubesse como, começaria alguma coisa nesse estilo.

  4. Eu acho super legal esse seu amor por cartazes. E esses de festival então, são lindos!
    Eu lido com arte o tempo todo porque trabalho numa agência de publicidade, pena que é especializada em agronegócio, então meio que é muita vaca e pouca criatividade. kkkk

    Beijos!
    http://www.jadeamorim.com

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s