Sobre fazer aniversário e ter um blog

eu pequenaHoje vou sair da programação normal do blog porque… é meu aniversário! Yupi!

Eu já estava planejando fazer esse post há algum tempo e sinto que essa é a data certa. Percebo que muitas pessoas lidam com o aniversário pensando no futuro. Agora estão mais velhas, é mais um ano de vida, estão chegando perto dos 30 ou 40 ou qualquer idade que está por vir… Eu gosto do aniversário mas para pensar pra trás, para olhar o que aconteceu nos últimos tempos.

Há um atrás o blog tinha 2 meses e muita coisa mudou desde o início, tanto em mim quanto nele. O aniversário é meu, mas gostaria de falar sobre o blog, que fez parte da minha vida no último ano e que é uma das coisas que mais me deixam felizes hoje.

Sobre a liberdade de espaço, de tempo e de ideias

Eu sempre gostei de ler e isso me levou a gostar de escrever. Desde muito nova, aos 10 anos, eu já inventava minhas histórias e saía escrevendo tudo. Queria muito ser escritora e cheguei a escrever 13 capítulos de uma história! Tenho meus caderninhos caindo aos pedaços, muitos arquivos no computador e até um disquete que não funciona mais, todos eles guardados com esse pedaço da minha vida.

E daí que quando entrei pra faculdade – de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo – toda essa minha vontade de escrever simplesmente morreu. Escrever pra mim se tornou um martírio, uma coisa mecânica, um fórmula que eu deveria seguir. Não era mais prazer, era obrigação. Não tenho certeza, gente, teria que fazer análise pra descobrir o que aconteceu, haha, mas foi nessa ordem! Enfim, foi por causa disso que eu encontrei o cinema e me apaixonei tanto. Ele meio que preencheu um buraco que a faculdade tinha feito em mim. Não vou mentir, escrever academicamente falando ainda é um saco. E fui me meter em fazer um mestrado, então está sendo uma época bem difícil…

Agora, eu estou revivendo esse prazer de escrever com o blog. Aqui eu escrevo no meu tempo, do meu jeito, do tamanho que eu quero, com as palavras que eu quero. Eu escolho a frequência, os temas, as fotos, os vídeos. É meu espacinho, construído por mim. E isso não tem a ver com um discurso do tipo “só quero fazer o que eu quero, o que me dá prazer, não quero fazer nada por obrigação”. Não é isso.

É apenas um revival do sentimento que eu tinha aos 10 anos. De ter uma ideia, de ter vontade de escrever e simplesmente ir lá e fazer. Sem ninguém estar esperando algo de mim, sem eu ter que estar fazendo pra alguém. É somente eu comigo mesma e minhas ideias. E tem sido ótimo sentir isso de novo.

Sobre pessoas e conteúdos legais

Funny story (saudades, Barney), eu não lia muito blogs antes de ter um. Quando acessava era mais por causa de algum post compartilhado ou alguma pesquisa que me levou até ali, mas nunca fiz parte da “blogosfera” como leitora. A partir do dia que criei o meu blog, isso tudo mudou. Fiquei mais curiosa pra conhecer outros blogs, encontrar pessoas que escreviam sobre o que eu gostava também, enfim, quem tem um blog sabe como é essa relação, é meio que um círculo vicioso.

Mas também descobri com um susto que a blogosfera se tornou um grande mercadão, uma vitrine, propaganda bem menos custosa pras pequenas e grandes empresas. E isso, em alguns blogs, afeta diretamente o conteúdo. Aliás, quase não há conteúdo próprio nesse caso, apenas propaganda seguida de propaganda.

Então, fugi disso e saí por aí procurando gente com personalidade, que criava seu próprio conteúdo, que trazia ideias novas, boas informações e boas inspirações. E claro que foi bem fácil de encontrar! A listinha aqui do lado chamada “Eu acompanho” são bons exemplos disso.

Fiquei muito feliz de encontrar essas pessoas e esses blogs tão interessantes. Ao mesmo tempo fiquei muito surpresa com a receptividade com o meu blog. Afinal, falo de cinema, cartazes de filmes, um pouquinho sobre cabelo… não sou do mundo da moda, das make-ups, coisa que a gente sabe que é o que chama atenção. Como acabei de comentar, só escrevo aqui sobre o que me dá ganas, não tenho nenhuma pretensão de ser famosa.

E é muito bom saber que existem pessoas que realmente leem o que você escreve, que as vezes fazem comentários gigantescos e muito gostosos de ler, haha! Em alguns casos, essa relação ultrapassou o blog e acho que isso é o mais legal pra mim (meninas, eu vou ao Rio só pra conhecer vocês, juro!). <3

Sobre fazer vídeos para o blog

Não vou mentir, isso de começar a fazer vídeos é altamente influenciado por esse boom do youtube recentemente.

Tem certos assuntos que eu realmente preferia falar ou mostrar em vídeo e acho que com esse monte de vlogs por aí, a gente se sente mais corajoso pra fazer os nossos próprios. Eu trabalho com produção de vídeo, então tenho todo o equipamento necessário. Também sou bem acostumada com as câmeras, não tenho muitos problemas com isso, então, por que não?

De certa forma, também acho que é bom dar uma cara e uma voz pro blog. Não sei vocês, mas eu fico curiosa pra ver quem são as pessoas que escrevem. Acho que começar a fazer vídeos também tem a ver com isso, sabe, dizer “oi, gente, essa sou eu!”, haha. É bobo, mas verdade.

Mas não quero fazer só vídeos de mim, sentada, falando. Quero usar o espaço do youtube pra começar a postar coisas que eu crio, exercícios, aleatoriedades, colocar ideias em prática… Eu tenho muitos planos pra isso, mas infelizmente estou num momento conturbado da vida. Enfim, ainda tenho tempo!

 ***

Então, essas são as coisas que mais tenho pensado recentemente. Não sei se o blog tem o mesmo peso pra todos, acredito que não. Pra mim significa alguma coisa. Significa que nunca é tarde pra gente começar algo novo, pra reviver sentimentos, pra descobrir coisas novas na gente e nos outros.

Sendo assim, queria compartilhar esse dia que consideramos especial com vocês, que tem feito do último ano um ano muito bom pra mim. O blog ainda é bem pequenino, mas tem crescido bastante recentemente e isso me deixa bem feliz. Ele tem superado todas as minhas expectativas!

Obrigada por cada comentário, por cada conversa, por cada visita. Vocês não são um número pra mim, são parte do que blog é hoje!

<3

Anúncios

19 comentários sobre “Sobre fazer aniversário e ter um blog

  1. Primeiro: feliz aniversário! Tudo de bom, Carol! <3
    Depois: também vivi esse momento de detestar escrever, mas foi no ensino médio. Todas aquelas regrinhas iam me prendendo e a criatividade não existia mais. Foi aí que eu descobri os filmes antigos, uma bênção naquela época conturbada, e resolvi compartilhar curiosidades sobre eles no blog. E o resto virou história! :)
    Beijo!

  2. Carol, sua querida, feliz aniversário!!! Super me identifiquei com o post, já que eu também considero o meu blog um espaço onde posso falar de tudo que eu gosto, sem julgamento, sem pressão externa… é um pedacinho da gente, né?

    Acho que o seu blog é um espaço bacana justamente por isso, a gente sente que a pessoa “do outro lado” é 100% honesta nos posts, nas opiniões… Assim dá gosto de voltar sempre! Preciso dizer também que estou amando os seus vídeos. Eu ainda não me aventurei no youtube, acho que sou um pouco tímida para isso, mas fico super empolgada quando você divulga um novo vídeo no canal. Continue, viu???

    Beijo e aproveite MUITO o seu dia! : )

  3. Carol, amorosa, me identifiquei 110% com essa publicação. Você sabe, somos parecidos. Só que você é o cérebro e o rosto (e o corpo, e o jeito, etc.) e eu sou o papagaio de pirata, animador de torcida. Realmente, escrever também sempre foi uma ferramenta para mim (junto com rabiscar alguma coisa) e a faculdade podou um pouco essa história. Burocracia é fogo. Reality bites. Sempre torci o nariz (ou mexi as abas dele do jeito que vocês gostam) para os blogs, mas hoje em dia colaboro para um e não vivo sem o seu. Uma beijoca grandona. Muitas felicidades. Me convida pra qualquer coisa. Te amo.

  4. Carol! Parabéns pelo Blog! Eu concordo contigo, é um ciclo vicioso. Antes de criar o blog, só lia aqueles que falavam de moda e aleatoriedades, nenhum com conteúdo de fato pessoal. E foi pela necessidade de escrever sobre isso que criei o meu. Acho muito mais interessante esses que, assim como o teu, falam a respeito daquilo que nos deixa feliz, do que nos interessa, daqueles assuntos que são nossos favoritos na hora de iniciar uma conversa. Todos esses blogs novos que conheci e que tenho acompanhado, me dão a sensação de já conhecer cada pessoa que escreve. E a parte dos comentários? São pessoas opinando, dizendo o que acharam, se concordam ou se discordam, e a partir deles acabamos criando um certo “laço” de amizade. Eu tô adorando, sobretudo por exercitar a criatividade, por não deixar de escrever, por buscar assuntos, penso que a escrita funciona da mesma maneira que a leitura. Quanto mais a gente lê, melhor lê (e escreve) e quanto mais escrevemos, melhor escrevemos. Enfim, que venham os próximos aniversários desse espaço! <3

  5. Carol, parabéns! Pelo seu aniversário e pelo blog, que transmite tudo isso que você descreveu, que com certeza traz pra gente coisas reais que vem de uma pessoa real.

    Também uso o blog de certa forma como válvula de escape pra essa vida acadêmica que obriga a ler e escrever, tornando essas coisas maravilhosas em chatice, muitas vezes. O bom é que essa válvula de escape nos faz cair em universos que nos oferecem muito mais, mais coisas interessantes pra conhecer, mais pessoas bacanas e até mais senso crítico pra sacar quando um certo blog não é mesmo a nossa “vibe”… Hehehe!

    Que o blog continue te trazendo alegrias, e que possamos sempre retribuir com coisas boas tudo de bom que você oferece por aqui :)

    Beijão!

  6. Que texto lindo, Carol!
    Também me sinto exatamente assim com o meu blog, ele retomou minha autoestima, me fez ver que é legal fazer algo que você acredita sem esperar nada em troca e esse retorno vem de forma natural. O blog me possibilitou conhecer gente, aumentar minha capacidade criativa e ficar feliz a cada comentário de incentivo que recebo! Muito bom fazer parte dessa blogosfera!
    Parabéns pelo aniversário, pelas realizações e por tudo que, tenho certeza, ainda vai colher!
    Beijinhos

  7. Ahhhhh CaroLINDA <33
    Que texto lindo e cheio de sentimentos bons!
    Fico extremamente feliz em me ver citada nas entrelinhas. É tão gostoso quando a relação de blog pra blog ultrapassa apenas páginas da web. É legal pensar na outra pessoa com carinho e pensar que um dia poderemos nos ver e ser amiga de quem for fora da web. Acho que eu te encaixo nisso hahaha Vem logo pro Rio, moça! E não esquece de me avisar. Que tal você fazer um encontrinho já que tens tantas leitoras por aqui?
    Beijo cheio de amô e um feliz aniversário de novo ^^

  8. Parabeeens de novo e seu texto é tão tão legal! Eu também me sinto assim com meu blog: cheia de orgulho dos leitores que tenho, dos blogs que sigo e da historia que ele faz parte.
    Passei a gostar de ler mais e escrever mais a partir do meu blog, consegui separar melhor a escrita da acadêmica de uma mais informal, achei um espaço para falar do que eu quiser e compartilhar afinidades sem ser uma rede social hiper mega rapida…e sobre videos, quem me dera eu conseguir! hahahahah fico MUITO MUITO nervosa falando pra uma camera..

    beijos e muitos anos de vida pra vc e pro teu blog!! <3<3<3

  9. Feliz aniversário, Carol! E que legal que usou o post pra falar de algo que te faz feliz e que te completa de alguma forma. Há muitos anos, o meu blog pessoal é meu refúgio. É nele que compartilho boa parte das coisas que gosto. E quanto sinto uma pessão em TER QUE ESCREVER eu penso “oi, será que era pra ser assim?”.

    Tenho dois blogs, um mais solto onde falo o que quero, e outro onde já tenho um certo compromisso em levar informação pra pessoas. Mas no fundo, em ambos tem alguém que tá ali fazendo tudo de coração e com a mente aberta.

    Boto fé em vídeos, penso igual a você no sentido de ver quem tá falando com a gente. Cheguei a fazer um canal mas não gravei nada. Eu gelo cada vez que começo a falar em frente a câmera. Mas vamos ver se muda! Adoro o seu blog! <3
    http://sempickles.com/maionese

  10. Como eu sempre digo: antes tarde do que mais tarde! Parabéns…muitos anos de vida e muitos anos de blog! Adoro esse espaço que você criou, espero que ele continue e que você sempre mostre mais do seu mundo pra gente.

    Bjos

  11. Ahhh que querida!! Gostei muito do post!!!
    Sobre ter blog, comigo foi meio ao contrario: eu visitava MUITOS, e aí comecei ficar cansada de ver sempre as mesmas coisas (tutorial de maquiagem, resenha de produto caro, etc) e pensei em fazer um blog que eu gostaria de ler. E é tão legal quando a gente escreve sobre algo que realmente gosta, e outras pessoas participam tambem ne?!
    Eu acho seu blog muito gostoso, da vontade de ficar lendo. Além disso, me estimulou a ir mais atras de filmes que me interessam, aí depois que percebi como isso é importante pra area que quero trabalhar, comecei até ir mais em teatro ^^
    E parabens por mais um ano de vida!! \o/ \o/

  12. Algumas semanas de atraso ainda vale pra desejar os parabéns?
    De qualquer forma, vim comentar nesse post só pra dizer que me identifico muito com a sua forma de ver o blog e meio que tento fazer o mesmo. Meu blog, em 2 anos e meio de vida nunca aceitou parcerias com escritores, editoras etc., justamente porque o blog é meu e não um outdoor digital. Eu escrevo o que eu penso e sobre as coisas que eu gosto. Evito qualquer forma de exposição pessoal, a única coisa sobre mim no meu blog é meu nome, mas de resto o blog é pessoal ao ponto do egocentrismo.
    Curiosidade, minha relação com a escrita e o cinema foi meio que o contrário da sua. Comecei amando cinema, principalmente na adolescência, mas hoje a literatura é o que eu quero fazer (embora não tenha chegado a estudar formalmente nem um nem outro).

  13. Pingback: One lovely blog award | Uma cadeira, por favor!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s