Twiggy, the face of 60′

Deixa eu contar uma coisa pra vocês. Eu sempre via fotos da Twiggy por aí e, com o tempo, descobri que ela se chamava Twiggy. Eu sabia que ela tinha a ver com o mundo da moda, mas como eu não faço parte desse mundo, não sabia detalhes e nem me interessei em procurar.

No fundo, gente, eu achava que ela era meio esquisita e toda aquela pintura no olho não me atraía. Too much pra mim, sabe? E assim segui minha vida sem Twiggy, haha.

 photo twiggy_by_barry_lategan_zps7da25054.jpeg

Então, na semana passada eu estava fuçando em painéis de pixie cut, quando me deparei com uma foto da Twiggy e pensei que é, ela tem um corte de cabelo legal. De repente fiquei curiosa e decidi procurar mais sobre a moça.

Foi quando encontrei esse vídeo. Na verdade, é uma entrevista/documentário com a própria Twiggy contando sua história. Além de tudo que eu não sabia, que ela tinha 16 anos quando ficou famosa, que foi uma das primeiras supermodelos e que a maquiagem nos olhos foi inspirada numa boneca, achei interessante como o corte de cabelo tem um papel importantíssimo na história toda.

 photo twiggy2_zpsc1fbc38f.jpg

Pra fazer o primeiro (ou um dos primeiros, não peguei bem) ensaio fotográfico, antes ela foi levada a um cabeleireiro famoso em Londres, que deu a ela todo um novo look com o corte de cabelo. Ele pediu para que um fotógrafo amigo tirar uma foto daquela menina de rosto interessante. A foto foi emoldurada e colocada no salão e assim Twiggy foi descoberta. A editora de moda do Daily Express era cliente desse salão e ficou muito interessada em conhecer aquela menina da foto.

Bom, queria compartilhar com vocês essa minha descoberta tardia. Provavelmente muitos de vocês já sabem disso, mas achei interessante assistir no vídeo a própria Twiggy contar sobre ela. É diferente de ler na Wikipedia.

Além dessa parte legal, acho que o vídeo me fez pensar também sobre a exploração da indústria da moda. Ela era essa menina do interior de apenas 16 anos que de repente ficou famosa e rica. Em um ano ela já estava lançando sua própria linha de roupas.

 photo twiggy_zpse10dd603.jpg

Acho que naturalizamos isso hoje porque acontece o tempo todo, mas pensando naquela época, Twiggy era quase uma criança que estava na escola e gostava de se maquiar com as amigas. De repente foi transformada num fenômeno.

Li também em alguns lugares sobre o fato de que antes de Twiggy as modelos não eram tão magras. (Twig em inglês é graveto, daí o apelido. O nome verdadeiro dela é Leslie Lawson). Mas não tenho conhecimento sobre essas questões e não sei se é só especulação. De qualquer forma, até que faz sentido. E vocês, galera da moda, o que acham disso tudo?

Bom, por hoje é só pessoal! Nos vemos por aí <3

Anúncios

13 comentários sobre “Twiggy, the face of 60′

  1. Eu não sou/acompanho do mundo da moda. Eu não fazia ideia de quem era essa garota, mas já tinha visto fotos suas por aí. Achei muito interessante a história dela, e acho que o rosto é muito bonito mesmo, agora, honrando o apelido, ela é realmente muito magra e isso eu acho feio, sabe?
    Mas acho as fotos lindas (tem como não se encantar?).

    Beijos.
    http://www.jadeamorim.com

  2. Acho que a Twiggy foi um divisor de águas na moda e na maneira como os jovens se viam na década de 60, especialmente nos EUA. Como ela mesmo falou no vídeo, o padrão feminino na época eram mini-Jackies e acho que ela representou uma nova possibilidade de um lifestyle mais descontraído e moderno.

    Outra coisa que me impressiona é o cuidado com a parte gráfica de todo o fenômeno Twiggy. Não só as fotografias eram incríveis e super bem pensadas, mas a parte de criação de logos, tipografia etc era beeem bacana. Os cabides da sua primeira coleção, por exemplo, com o rosto dela desenhado… que trabalho mais lindo!

  3. a twiggy é um baita ícone e teve lá sua imagem associada a disturbios alimentares tb…muitas meninas passaram a ter para serem twiggys e dizem q ate ela mesma tb desenvolveu para conseguir manter “sua persona”. eu adoro as makes dos anos 60, se pudesse sairia por ai maquiada assim…

    e obrigada por gostar das minhas fotos! tão engraçado saber que minhas fotos passam tranquilidade..achoq eu é uma maneira que eu encontrei de expressar o q eu gostaria de ter dentro de mim, talvez sejam imagens que me tranquilizam e aí eu registro…fiquei curiosa agora..

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s