Faça seu próprio cineclube!

Já tem algum tempo que eu e Dudu fazemos de vez em quando uma maratona de assistir um filme por dia. Não lembro muito bem quando começou, mas sempre deu certo, principalmente quando ainda estávamos na graduação e o tempo livre era maior. Parece muito, mas na boa, gente, quem não tem 2 horas do dia sobrando? A gente passa muito mais tempo que isso fazendo nada na internet!

Mas então, no ano passado, resolvemos fazer a lista de filmes que iríamos assistir de forma diferente. Até agora, foi o melhor sistema desenvolvidos por nós, haha, e queria deixar a dica pra vocês! Eu geralmente falo que é nosso cineclube particular, haha. Não consegui pensar em um nome melhor.

É muito simples: escolham um número de filmes razoável – sabendo que o objetivo é assistir um por dia. A gente geralmente faz uma lista de 10 filmes. 5 deles são escolhidos por mim e 5 pelo Dudu. A única regra é que a gente não pode rejeitar o filme do outro. Temos simplesmente que aceitar o que vier.

Pode parecer bobo, mas isso é bom por vários motivos. Escolher filmes pra ver com outra(s) pessoa(s) é ótimo, mas também pode ser bem traiçoeiro, no sentido de que a gente acaba escolhendo aquele que talvez agrade a todo mundo. E sempre tem aquele filme que você nunca sugere porque acha que os outros não vão curtir, então acaba deixando pra lá.

Por causa disso, esse é um bom método pra conhecer filmes diferentes! Tanto para os outros, já que você pode indicar o filme que quiser, quanto pra você que vai assistir aqueles que geralmente não escolheria se fosse assistir sozinho. Pode ser muito surpreendente!

 photo IMG_52092_zps21a33349.jpg

Anotamos nossa lista nesse quadro de avisos e vamos riscando o que já vimos. Agora que estamos de férias conseguimos cumprir o combinado!

Vou deixar aqui embaixo os filmes que escolhemos dessa vez apenas como indicação com os trailers. Tenho certa dificuldade em escrever sinopses muito curtas e pra alguns filmes é quase impossível. Além disso, alguns deles eu gostei mais e acabaram rendendo posts sozinhos, que vou liberando aos poucos aqui no blog. Os primeiros 5 são os meus e os outros do Dudu.

 1. Nebraska (Alexander Payne, 2013)

 

2. O Gosto do Chá (Katsuhito Ishii, 2004)

 

3. Manhattan (Woody Allen, 1979)

 

4. Picnic at Hanging Rock (Peter Weir, 1975)

 

5. Monstros (Gareth Edwards, 2010)

 

6. O Enigma de Kaspar Hauser (Werner Herzog, 1974)

 

7. Google and the World Brain (2013)

 

8. El Taxista Ful (Jo Sol, 2006)

 

9. Rosa Luxemburgo (Margarethe von Trotta, 1986)

 

10.Le Château de Pointilly (Adolfo Arrieta, 1972)

Não encontrei trailer, apenas essa sinopse: O reinado de um pai sobre o destino de uma filha. Seja ele terrestre ou angelical, não se pode apegar à ilusão da clareza, à ingenuidade da razão.

Eu mesma não escrevi porque vamos assistir esse hoje e não sei do que se trata!

***

Bom, fica então a dica pra vocês que tem o costume de assistir filmes com amigos ou com o(a) namorado(a). Claro que as vezes o trabalho/estudo não deixam fazer esse esquema de assistir um por dia, mas esse é apenas um detalhe. O sistema funciona de qualquer forma, haha!

Inclusive, você pode pensar em incrementar a coisa e fazer sessões temáticas. Eu e Dudu decidimos que a próxima lista vai ser só com filmes orientais. Quando fizermos, posto aqui pra vocês!

Até mais, gente!

Anúncios

13 comentários sobre “Faça seu próprio cineclube!

  1. Gostei muito da ideia. Não daria pra ver um por dia, mas a questão é cada um escolher uma quantidade e verem juntos. Comigo poderia ser no sábado, seria ótimo, porque não consigo escolher muitos filmes. Tem muitos que falo pra gente ver há anos e até hoje nada, kkkkkkkkk

    Curti os títulos escolhidos, o melhor é que fogem da MODINHA de filmes do momento, gosto muito de ver filmes assim.

    Beijos!

  2. A gente também tenta fazer um esquema parecido aqui em casa (mas algumas das minhas escolhas costumam ser vetadas, aí eu acabo assistindo sozinha, rs…). Procurando já O Gosto do Chá, parece ser bem interessante Carol!

  3. Adoreeei, Carol, mas quem me dera ser organizadinha assim! hahahaha Espero um dia conseguir listar assim e seguir as listas com tanta rigorosidade em casa, sou muito aquariana e me perco nessas coisas, procrastino, é um pavor. mas tá memorizada sua ideia, talvez assim eu veja mais filmes. <3 <3 fiquei curiosa pelos filmes orientais, todos que vi gostei bastante! Adoro o filme A Visitante Francesa ;) foi tema de um trabalho meu na faculdade e criei mó carinho por ele…

  4. é a primeira vez que vejo essa formula. compartilhar coisas com amigos (ou namorado) é ótimo. de vez em quando meu namorado e eu assistimos algum animê juntos. as nossas reações são ótimas. aliás, só assistir algo com uma pessoa que a gente gosta já é ótimo. da sua lista só assisti nebraska. os outros são desconhecidos pra mim. fiquei curiosa sobre a lista de filmes orientais. já assistiu Arquitetura 101? (o nome é em inglês, mas traduzi pra não errar){Emilie Escreve}

  5. Que legal essa ideia, eu e meu namorado fizemos algo parecido. Mas nossa lista fica no google docs, aí sempre que um lembre de um filme vai colocando lá. Sempre que ficamos em dúvida do que assistir olhamos a lista e escolhemos um filme, tem dado certo tbm ^^

    Adorei sua listinha e fiquei curiosa para a próxima com filmes orientais :)

    Beijos,
    Amanda

  6. Pingback: O Gosto do Chá | Uma cadeira, por favor!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s