África: um jogo com as palavras

Eu tenho 24 anos, mas ainda adoro brincar. Amo jogos de tabuleiro, adedanha, mímica, jogos bobos de baralho, qualquer brincadeira desse tipo. Acho que elas são meio imortais e atemporais, sabe? Divertem todo mundo, de qualquer idade, dá para jogar comendo, bebendo, pode ser no chão, pode ser numa mesa… Enfim.

Ontem nos reunimos para decidir coisas do nosso curta, O Quarto do Marx, e no final da noite jogamos um jogo proposto pelo Otávio chamado África. Não conseguimos descobrir a origem do nome, mas não faz mal, é bem original!

África - um jogo com as palavras

Então, vamos as regras:

1. Ele é para ser jogado em duplas, então tem que ter número pares de pessoas. Escolham suas duplas.

2. Para facilitar o processo, peguem metade de uma folha em branco – não pode ter nada escrito para não identificarmos o papel depois – e distribua. Cada um vai dobrar a folha em partes iguais e depois picá-la para tenham oito pedaços de papel pequenos idênticos.

3. Os jogadores devem escrever um substantivo em cada pedacinho de papel. Substantivo é aquilo que não é nome próprio, verbo, adjetivo… Dê uma pesquisada se você por acaso ficar em dúvida! Essa é a hora mais importante, pois as palavras escolhidas é o que vai deixar o jogo emocionante depois. Então, pensem bem. Pode ser algo bem simples, como máscara e revólver, ou algo mais complexo, como verdade e destino.

4. Dobrem os papeis duas vezes e joguem todos em um pote (sem tampar!)

África - um jogo com as palavras

O jogo é uma competição entre as duplas e ele é dividido em 3 partes:

Primeira parte: Cada jogador terá 1 minuto para explicar para o outro de sua dupla qual é sua palavra, sem dizê-la. Ou seja, se sua palavra é máscara, você deve dizer algo como: “aquilo que você usa no rosto no carnaval”. Se sua dupla acertar, ela pega outro papel do pote e dá a definição para que você adivinhe. O minuto tem que ser cronometrado e o objetivo é que a dupla acerte o máximo de palavras nesse tempo. Assim que o minuto acabar, é a vez de outra dupla jogar.

As palavras acertadas não voltam para o pote. Essa parte acaba quando todas as palavras forem usadas. Cada dupla conta quantas palavras acertou e deixa anotado. Dobrem os papéis de novo e devolvam para o pote.

Segunda parte: Cada jogador terá 1 minuto para explicar para o outro de sua dupla qual é sua palavra, descrevendo-a com apenas outra palavra. Então, se sua palavra é máscara, você deve dizer algo como: “carnaval”. Não pode trocar de definição. Se sua dupla não conseguir se lembrar/adivinhar a palavra, o minuto continua rolando e vocês perdem a rodada.

Novamente, essa parte acaba quando todas as palavras forem usadas. Contem os pontos e retornem os papéis para o pote.

Terceira parte: Cada jogador terá 1 minuto para explicar para o outro de sua dupla qual é sua palavra através de mímica. Aqui dá pra gastar a imaginação fazendo os gestos mais loucos.

Tudo acaba quando o pote ficar vazio. Contem todos os acertos e a dupla que tiver mais pontos, ganha o jogo!

_MG_5042

É um jogo MUITO divertido! Vocês não tem ideia do que sai nos momentos de desespero, haha! Particularmente, acho a segunda parte a mais difícil. Como não dá pra trocar de definição, a rodada acaba antes do tempo várias vezes. Ontem a gente perdeu por causa disso :~ E a mímica é a melhor parte, né gente? Acho impressionante os gestos que a gente faz só pra ganhar um pontinho, haha!

Eu gostei porque temos que ser muito criativos e ao mesmo tempo ter boa memória. Com o passar do jogo você vai guardando as palavras e isso facilita explicar as que são muito difíceis. É importante também prestar atenção no jogo das outras duplas para te ajudar se você pegar a mesma palavra que eles em outra parte.

Bom, espero ter sido clara na explicação das regras. Se vocês não entenderam alguma coisa é só perguntar!

Se vocês jogarem me contem como rolou a brincadeira, haha! E se conhecem outros jogos tipo esse, nem preciso dizer, né?

Bom fim de semana pra todo mundo!

Anúncios

8 comentários sobre “África: um jogo com as palavras

  1. Parece ser bem divertido, Carol! Também sou super brincalhona e adoro jogos. Sério, acho mais legal do que internet! Esse jogo me lembra as brincadeiras de infância e adolescência. E como era bom jogar com os amigos naquele tempo! :-)) Beijos e bom domingo pra você!

  2. Eu e meus primos brincamos disso toda vez que nos reunimos! Vai de 10 até 25 anos de idade. Mas não dividimos em duplas, e sim em apenas dois times. Cada jogador adiciona 5 palavras ao pote. Tem sido muito divertido!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s