Meu mural: um experimento em filosofia, cinema e educação

No post de hoje resolvi trazer algo um pouco diferente. Como já falei aqui outras vezes, faço mestrado e estudo cinema. Nesse semestre, estou fazendo uma disciplina na faculdade de Educação que se chama Filosofia, Cinema e Educação. A gente assiste filmes e lê textos de filosofia e educação, tentando fazer uma articulação entre as três coisas.

Há algumas semanas, foi proposto pra turma fazer um exercício prático. O objetivo era fazer um vídeo de até 3 minutos que pudesse despertar sensações/sentimentos para além do que está na tela, ou seja, o filme não poderia ser sobre um objeto, mas sobre algo que fosse além dele.

Não vou ficar explicando muito porque sinto que vou falar besteira, haha! Também não é necessário explicar demais. Enfim, resolvi mostrar pra vocês o que eu fiz. Afinal, a gente faz essas coisas pra serem vistas e é sempre legal ouvir o que as pessoas tem pra falar depois de assistirem. Não é nada de espetacular. É só um exercício que pode ser feito por qualquer um.

Anúncios

12 comentários sobre “Meu mural: um experimento em filosofia, cinema e educação

  1. Legal a proposta! Eu meio q viajei um pouco sobre a ideia do Mural, pensei sobre como organizamos nossa memória em cima vc colocou a parte afetiva, depois tem o tempo que é o calendário e como ele interage com tudo em volta! O conhecimento os papéis pequenos os conhecimentos e como arranjamos isso pra conseguir encaixar mais informação, até o final onde vc descartou uma memória afetiva (o cartão q pode ser um convite de algo)!

    Mas eu acho que viajei bastante, adorei o post

    • Muito legal essa sua interpretação da memória. Algumas pessoas na hora da aula falaram sobre isso e é algo que eu não tinha imaginado na hora da concepção da ideia. Mas acho que tem tudo a ver mesmo. É muito interessante quando algo de nós aparece assim despercebido. A gente não consegue ver, mas os outros sim.
      :*

  2. Hum, interessante. Minha interpretação foi de acordo com as preocupações vigentes: estou cheia de compromissos, tanto pessoais quanto profissionais. E eles aumentam cada vez mais, assim como teu quadrinho. Não tenho tempo para alguns momentos só meus e assim vai…

    Você vai falar o que pensava ao fazer o vídeo? hihi

    Ps: acabei vendo outro das trancinhas pra cabelo curto, que fofinha! :)

    • Então, na verdade minha ideia foi bem parecida com isso que você falou. Na verdade, eu tinha um caderninho onde anotava todos os meus compromissos e havia ganhado o quadro recentemente. Daí pensei em transferir tudo pra papeizinhos ou então anotar no calendário enquanto fazia o vídeo. Então não programei ou ensaiei antes, fui preenchendo na hora da gravação e no fim ficou esse sentimento de que tinha tudo ali, menos os meus momentos…
      :*

  3. Seu curso é super interessante e eu com certeza amaria ter essa cadeira! Eu acho super empolgante relacionar filosofia com coisas mais próximas tipo o cinema, tem muitos filmes que parecem normais, mas abordam várias questões existenciais e de tudo dá pra retirar um pouquinho. Semestre passado eu fiz um curso de GAME OF THRONES E A FILOSOFIA e fui super bacana, porque a gente pegava situações da série e personagens como Cersei e Catelyn e discutíamos a esfera do público vs privado, por exemplo. Acho super legal essa interdisciplinariedade :3 E sobre seu vídeo, eu gostei da interpretação do Ferds, mas sou meio burrinha haha…Interpretei como uma ‘construção’ de algo mesmo, e como os bilhetes/avisos/coisas que a gente coloca no mural se relacionam muito com a memória e com as nossas vivências, pensei algo por esse lado.

    Beijos, Vickawaii!
    http://finding-neverland.zip.net

  4. Que gracinha o seu vídeo!
    A ideia de organizar seus compromissos e no mesmo espaço poder expor itens que te tragam alguma lembrança foi o que eu mais gostei. Sempre tive vontade de montar um mural mas por algum motivo que às vezes nem eu sei acabo abortando a missão.

    Seu blog é ótimo, adorei!
    Beijos

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s