Hoje é dia do cinema brasileiro!

A história conta que no dia 19 de junho de 1898, o fotógrafo italiano Affonso Segretto, chegando de navio na Baía de Guanabara, fez as primeiras imagens do porto no Rio de Janeiro. Por isso ele é considerado o primeiro cinegrafista brasileiro e 19 de junho foi o dia escolhido para celebrar o cinema de nosso país!

Pensando nessa data, resolvi fazer uma lista de filmes brasileiros que eu gosto. Confesso que não assisti tantos filmes produzidos aqui (tirando todos os da Xuxa na minha infância, haha), e quando falo isso me refiro a longas-metragens. Acho que os filmes mais legais brasileiros que assisti são os mais antigos. Eu não tenho problemas com filmes antigos e, sinceramente, acho as histórias muito mais interessantes do que as dos filmes atuais que assisti…

Antes de começar a lista, queria só deixar claro que Eles Voltam e O Som ao Redor estão incluídos nela, mas já falei demais deles aqui recentemente e não quero ser repetitiva, haha! (Só pra esclarecer, não encontrei trailers de todos os filmes, então coloquei os trechos disponíveis no youtube).

1. Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963)

Como alguns de vocês já devem saber/imaginar, o filme é baseado no livro do Graciliano Ramos. Eu ainda não li, mas posso dizer que Nelson Pereira fez um ótimo trabalho. Gosto muito do filme, é sensível e bem pesado. Acho que de certa forma também é bem atual e levanta muitas questões sobre nossa sociedade.

 

2. Santiago (João Moreira Salles, 2005)

Um dos melhores documentários que eu já vi na vida! Sério,  não ignorem esse filme.

O documentário é o próprio João Moreira Salles contando a história de Santiago, um argentino que foi mordomo de sua família desde que era pequeno. Na verdade, ele tinha feito as imagens na década de 90, mas por algum motivo não terminou a edição. Muitos anos depois, retomou a montagem e parece que tudo ganhou um novo significado. O filme se tornou bastante auto-biográfico, eu acho. Ao falar de Santiago, João Moreira Salles revisita sua infância e a relação que eles tinham com o mordomo. Só encontrei esse trailer numa qualidade horrível, mas é lindo, gente.

 

3. O Homem do Sputnik (Carlos Manga, 1959)

Uma das disciplinas mais legais que fiz durante a faculdade foi a de Cinema Brasileiro. A história cinematográfica do Brasil é cheia de altos e baixos e um dos altos certamente foi a época das chanchadas, produzidas pela Atlântida Cinematográfica, que eu particularmente gosto bastante (chanchadas, gente, não pornochanchadas, haha!).

O Homem do Sputnik é uma das comédias de Carlos Manga que contou com a atuação de Oscarito, um dos atores que brilharam nessa época. O filme conta a história de Anastácio e sua mulher, que moram no interior do país. Um dia, eles encontram um objeto estranho no quintal e depois descobrem que é o satélite Sputnik. Ao mesmo tempo, eles pensam que estão ricos e são perseguidos pelas pessoas que querem pegar o satélite de volta. Vai dizer que não é uma história emocinante e original? Haha, gosto demais!

 

4. Trabalhar Cansa (Juliana Rojas e Marcos Dutra, 2011)

Já falei rapidamente sobre esse filme em algum post, mas resolvi incluí-lo aqui porque é um dos filmes recentes que mais gostei. Ele teve sua estreia em Cannes, na mostra Un Certain Regarde, com toda razão.

Descobri que ele é classificado como drama e terror e acho que é por aí mesmo. Helena é uma dona de casa que resolve abrir seu próprio negócio. Um mercado, todo mobiliado, estava a venda e ela e o marido, Otávio, acabam comprando-o. Para dar conta do trabalho, Helena contrata uma empregada para tomar conta da casa e da filha. Ao mesmo tempo, Otávio perde o emprego. E aí coisas estranhas começam a acontecer no mercado e, de certa forma, acabam afetando a relação da família. O filme tem um quê de sobrenatural e de crítica social. Assisti no cinema e fiquei com medo em várias partes, haha! Acho que nunca assisti um filme brasileiro de suspense tão bom.

 

5. O Homem que Comprou o Mundo (Eduardo Coutinho, 1968)

Acredito que esse seja um filme muito desconhecido que deveria ser mais conhecido. Ele é a única ficção que Eduardo Coutinho fez. Não lembro como o encontramos, mas foi realmente um achado.

João Guerra é um homem simples que um dia vê um estrangeiro ser assassinado na rua. Ao tentar ajudar, o homem, que falava outra língua e vestia roupas tipo árabe, entrega para João Guerra um cheque que vale 100 mil strikmas antes de morrer. Quando João vai ao banco, ele é apreendido pelas autoridades porque acreditam que o cheque era falsificado. Mas depois descobrem que 100 mil strikmas na verdade valem 10 trilhões de dólares, que fazem de João o homem mais rico do mundo. Ele é preso e vira alvo de várias autoridades mundiais, que ficam de olho na fortuna.

***

Bom, gente, essas são as dicas de hoje! Espero que tenham gostado.

Me contem os filmes brasileiros que vocês gostam também!

Até a próxima! o/

 

Anúncios

5 comentários sobre “Hoje é dia do cinema brasileiro!

  1. Gente, não sabia que o Eduardo Coutinho já tinha filmado ficcção, que interessante! Preciso assistir. E Santiago é mesmo maravilhoso. Acho que no final ele acaba sendo um filme mais sobre o João Moreira Salles do que sobre o Santiago (que era incrível, por sinal)!

  2. Você sabe que eu me sinto uma completa alienada quando entro aqui e não assisti nenhum filme que vc falou, né?
    Mas pelo menos os filmes da Xuxa tão no meu repertório e O Som ao redor tbm! hahaha
    Tenho assistido tão poucos filmes ultimamente que nem sou parâmetro… #chatiada!

  3. Ah, eu amei O Homem do Sputnik! Foi um dos primeiros do Oscarito que eu vi, mas o que eu mais gostei foi Nem Sansão, Nem Dalila. Estava pensando mesmo que eu precisava ver Vidas Secas…
    Dicas anotadas!
    Beijo!

  4. Ai eu sou muito relapsa com filmes brasileiros… assisti alguns, mas nao lembro nem dos nomes!! haha
    O ultimo que lembro, e na vdd é um curta, é esse:

    A direçao de arte foi feita por uma moça que deu um curso de Direçao de Arte, aí ela mostrou pra gente. Achei lindo!!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s