Em cartaz #7: O Homem Duplicado

Vamos fingir que hoje é segunda e apreciar o cartaz de segunda? \o/

Trouxe esse filme, em primeiro lugar, como recomendação, claro. Como vocês podem ver, Jake Gyllenhaal está nele, o que já é razão suficiente para assisti-lo.

Mas a história também é muito interessante e, como diz um amigo, totalmente mindfuck. O filme é baseado na obra homônima de José Saramago. Foi lançado no ano passado com o título Enemy e dirigido por Denis Villeneuve. A sinopse é bem sucinta e instigante – coisa que tem me afetado na hora de escolher um filme: Adam Bell é um professor universitário de história, meio depressivo e solitário, eu diria. Um dia, assistindo um filme indicado por um amigo, descobre um ator idêntico a ele. Adam fica obcecado e resolve descobrir quem é essa pessoa.

 photo ohomemduplicado-banner_zps20aeff26.jpg

Embora eu ache que o filme as vezes exagera na criação de suspense – principalmente por causa da trilha sonora -, ele tem uma atmosfera de mistério muito boa. Mas não sei se eu consideraria o filme um suspense, pelo menos não do jeito como estamos acostumados. Pra mim, ele foi mais um filme de busca por respostas sobre si mesmo, sobre sua identidade, sobre quem é você.

Não sei se fez sentido ou não pra vocês, haha, mas gostei bastante e fiquei muito curiosa pra ler o livro do José Saramago. Como de costume, não vou dar spoilers, até porque, não sei se eu conseguiria dar spoilers sobre esse filme!

 photo l_2316411_113e320a_zpsd30e7528.jpg

 photo l_2316411_f49a3f02_zps0bdd53af.jpg

De volta aos cartazes, sempre gosto de colocar uma versão brasileira quando encontro. Gosto muito mais quando fazem na horizontal, então resolvi prestigiar!

É difícil não gostar de um cartaz com o Jake Gyllenhaal nele… Sou suspeita pra falar. Todos são dos EUA, exceto pelo vermelho, que é do Canadá. Esses primeiros são bem comerciais, pra mim não tem muita coisa de especial. Meus preferidos são os dois últimos. Acho que combinaram mais com o clima do filme e também prefiro minimalismos.

O amarelo foi o que mais me chamou atenção. Ficou parecendo o cartaz de um filme antigo e me lembrou muito a obra do Magritte, La reproduction interdite. Tanto pelo que o quadro me faz pensar, a impossibilidade de alcançar uma verdade – sobre nós mesmos, sobre a vida, sobre o mundo – tanto quanto visualmente falando, homens sem rostos. Acabei de fazer essa relação enquanto escrevia, então não consigo desenvolver mais, haha. Talvez eu volte a este tópico numa outra hora.

Enfim, o filme me fez pensar em várias coisas, como vocês podem ver, haha. Fica a dica pra esses dias frios! O obrigada, Rods, pela indicação!

Vocês já viram o filme? Já leram o livro? Me contem!

E aqui vai o trailer pra quem não assistiu!

* Os cartazes são do site MovieposterDB.

Anúncios

10 comentários sobre “Em cartaz #7: O Homem Duplicado

  1. Esse eu quis ver por ser baseado na obra do Saramago, que é um dos meus autores favoritos. Curiosamente ainda não li este livro, mas pretendo. O filme ainda não vi, mas já dei uma olhada em algumas cenas e o q mais me chamou a atenção foi a fotografia. Achei bem diferente.

  2. Nunca li o livro, mas o filme me desperta um interesse particular, talvez por causa do Jake, não sei hahaha, de qualquer forma, eu já li algumas resenhas do livro e do filme e mostra-se uma adaptação muito boa, verei quando tiver a oportunidade porque deve ser muito bom. Se seguir a linha dos cartazes, com certeza é incrível!

  3. E o título original, “Enemy”, complica (ou explica) esse filme. Tipo de filme que cresce em você, que a gente precisa de um tempo para digerir e deixar reverberar. E Jake ♥ Gyllenhaal!

  4. Pingback: Os melhores filmes e as decepções de 2014! | Uma cadeira, por favor!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s