Em cartaz #4: Stranger Than Paradise

Stranger than Paradise é o primeiro filme de Jim Jarmusch que assisti. E isso foi há algumas semanas atrás. A impressão não poderia ter sido melhor.

É um filme interessante porque no começo ele parece que vai ser bem entediante. Willie mora em Nova York, não tem nenhuma ocupação a não ser jogar jogos de azar. Um dia ele recebe a visita de Eva, uma prima vinda da Hungria. Ela passaria alguns dias com ele até ir para casa de uma tia em Ohio.

Acredito que estes são os cartazes oficiais do filme. Eu acho lindíssimos. Tenho uma queda por cartazes P&B, sempre acho todos bonitos!

 photo stranger-than-paradise-movie-poster-1984-1020269192_zps6dad5fef.jpg

 photo stranger_than_paradise_zps3ea99296.jpg

Os dois personagens tem uma relação estranha. A princípio não se dão bem. Passam horas juntos em casa fazendo nada, vendo TV, fumando e quase sem conversar. Billie, um amigo de Willie, acaba aparecendo por lá e se mostra interessado por Eva. Depois de uns dias, a menina vai embora.

A medida que o filme caminhava, notei que, na verdade, essa existência entediante dos personagens – eventualmente nos contagiando – vinha de uma falta de conexão deles com o mundo e com os outros. Mas acontece que essa desconexão era o que os unia de alguma forma. Não acho que eles sentiam falta de alguma coisa, pelo contrário, era essa “não-falta” que os deixava com vontade de estarem juntos.

Eles tentaram essa conexão, claro. Willie compra um vestido para Eva, mas ela não gosta e joga fora. Os dois amigos ganham um dinheiro e decidem ir até Ohio e tirar Eva de lá. Mas eles terminam indo pra Flórida e deixando a menina horas e horas sozinha num hotel. Parece que eles estão sempre rodeando uma forma mais próxima de estarem juntos, mas isso nunca se concretiza.

Por essas e por outras que meu cartaz favorito desse filme acabou sendo este primeiro daqui de baixo. Ele é da Dinamarca e acho que conseguiram captar bem essa ideia de desconexão que me marcou. Não é exatamente bonito, mas pra mim tem mais o espírito do filme. Do lado dele está a versão da Polônia. Também gostei porque de certa forma ele é meio misterioso. Não vemos os personagens, não podemos saber sobre o que é a história. Enfim, cria um distanciamento que é mais ou menos o que vi no filme.

 photo dinamarca_zps556e0a0e.jpg photo polonia_zps142f5ba3.jpg

Bom, acho que não preciso nem dizer que recomendo o filme, né? Resolvi nem colocá-lo nos Filmes da Semana pra dar um destaque! Agora fiquei super curiosa para assistir os outros do Jim Jarmusch. Se vocês já viram esse ou outros dele me contem aí nos comentários!

Boa semana pra todos mundo!

* Os cartazes são do site MovieposterDB.

Anúncios

7 comentários sobre “Em cartaz #4: Stranger Than Paradise

  1. Gosto muito desses dois primeiros cartazes, fiquei até com vontade de rever o filme (farei isso!). Assim, de cabeça, lembro do “Down by Law”, que acho que foi o primeiro filme que eu vi do Jarmusch. Gosto também do “Broken Flowers” e de alguns episódios do “Coffee and Cigarettes” (mas não todos!).

  2. Hum, você achou o filme entediante? Fiquei com essa sensação… Mas suponho que não, né? Tem mais essa característica de distanciamento marcante. Achei muito legal também o poster da Dinamarca. Falando em poster, sabe que você que me abriu a curiosidade de ficar indo atrás de outros posters dos filmes, não é? Adoro ver isso aqui no teu blog <333

    Já adicionei o filme no meu Fimow. E ah, eu ADOREI esse título.

    :**

    • Então, não é que achei entediante… ele parece que vai ser entediante porque os personagens levam uma vida entediante do nosso ponto de vista de jovens da cidade agitada hahaha Mas enfim, é mais essa questão de distanciamento mesmo…
      Ah, poster é um vício meu, espero contagiar as pessoas com ele hahaha Que bom que vc tá gostando!
      :*

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s