Filmes da semana #3

Não sabe o que assistir nesse fim de semana? Aqui vão minhas dicas!

1. Pi (Darren Aronofsky, 1998) – trailer

 photo MPW-34133_zps6a838fb3.jpg

Essa semana assisti esse filme novamente numa disciplina na faculdade. Já perdi a conta de quantas vezes o assisti inteiro ou trechos dele, mas foi uma surpresa revê-lo. Não sei o porquê, mas senti o filme totalmente diferente dessa vez.

Max é um gênio da matemática e da computação obcecado por encontrar padrões de número na natureza. Acho que esse refrão que ele repete várias vezes resume bem a ideia do filme:

“Primeiro: a matemática é a linguagem da natureza. Segundo: Tudo ao nosso redor pode ser representado através de número. Terceiro: se representarmos graficamente os números de qualquer sistema, os padrões surgem”

Sua obsessão ultrapassa todos os limites e ameaça sua própria vida. Tanto porque isso o leva a loucura, ele toma remédios, tem ataques nervosos e problemas de socialização. E também porque como os padrões existem em todo o universo, eles estão no mercado de ações, na bolsa de valores, no livro sagrado dos judeus, então aparecem interesseiros que querem tirar lucro da genialidade de Max.

O filme é intrigante por vários motivos. Mas pra mim, reassistindo-o dessa vez, me tocou o fato de que essa busca por padrões na natureza é também uma busca por um sentido na vida. Existem muitas maneiras de fazer isso e a matemática pode ser uma delas.

Recomendo muito o filme. É o primeiro longa de Aronofsky e é foda, apenas. Parabéns atrasado, Aronofsky.

 

2. Manuel de Ribera (Pablo Carrera e Christopher Murray, 2010) – trailer

 photo poster-mdr_zps440b4e76.jpg

Manuel de Ribera é outro que eu chamaria de louco, mas pela coragem e projeto de vida que resolveu encarar. O personagem recebe uma ilha de herança e um dia resolve tomar posse de suas terras. Acontece que não há nada na ilha, mas mesmo assim ele decide começar sua vida lá e, para isso, precisa de outras pessoas. Em troca da ajuda Manuel oferece um terreno em sua ilha.

Ao contrário do que possa parecer, o filme tem um clima sombrio e um pouco misterioso. Nas diversas vezes que Manuel vai até o vilarejo para comprar coisas e encontrar pessoas, o contato com os moradores locais, pra mim, é muito perturbador. Porque acredito que a maioria das pessoas que aparecem não são atores profissionais e vivem de fato naquele lugar. Não vou ficar descrevendo aqui pra não perder a graça, mas isso realmente me fez pensar que podemos achar Manuel louco e estranho por querer ir morar na ilha, mas e aqueles moradores? Não são eles tão solitários e isolados quanto Manuel?

Ah, esqueci de dizer que o filme é chileno e ganhou muitos prêmios, como dá pra ver ali pelo cartaz.

3. Os Escolhidos (Dark Skies, Scott Charles Stewart, 2013) – trailer

 photo dark_skies_xlg_zpsa57114e0.jpg

Filmes sobre/com extraterrestres sempre me atraem, por mais clichês que eu acho que possam ser. Minha irmã me indicou esse, resolvi dar uma chance e acabei gostando. Como acabei de dizer, esperem todos aqueles clichês de filme de suspense/terror, aquelas coincidências e aqueles momentos em que você pensa “sério que você vai fazer isso? Não é óbvio que vai dar errado?”, mas eu recomendaria se você curte o tema.

Me lembrou um pouco Sinais no começo por conta dos extraterrestres serem uma “ameaça fantasma” e a gente ficar morrendo de curiosidade de ver como eles são, haha! As primeiras cenas em que os ETs começam a dar sinais para os personagens – aparece um pedaço no trailer – foram muito interessantes. Nunca tinha visto fenômenos como empilhamento de objetos num filme desses e cairia morta se eu visse na minha frente. Acho que o filme mostrou os ETs como criaturas inteligentes, difíceis de serem simplesmente vencidas por humanos, como vemos em outras histórias por aí.

Li muita gente falando mal da última cena ou do final em geral, dizendo que foi chato e longo. Não vou contar, claro, mas eu gostei bastante e se você já assistiu, deixa sua opinião aí!

Ah, e a Keri Russel está no elenco! Alguém aí assistia Felicity também? Acho que foi o primeiro filme com ela que eu vi!

***

Por hoje é isso tudo, gente! Me contem o que vocês andam assistindo!

Bom fim de semana pra todo mundo!

Anúncios

6 comentários sobre “Filmes da semana #3

  1. Os escolhidos eu já vi e achei fantástico! Mas não adianta, filmes de terror sempre vão gerar reclamações, principalmente quanto aos finais. Depois de ler seu relato, acho q já assisti Pi, depois vou ver o trailer pra confirmar. O outro não vi msm, mas entrou na lista, rs.

  2. Adorei as dicas, o PI sempre é bem vindo, vi faz um tempo, acho que chegou a hora de rever o filme.

    O DarkSkies eu achei horrível! Falta um bom roteiro pra sair um bom filme de Alien.

    Agora esse da ilha, me fez ficar com muita vontade de ver. Será que acho fácil pra alugar?

    Bjos e valeu pelas dicas

  3. HAHAHA, eu tive uma péssima lembrança com o nome do primeiro filme: Pi. Lembrei da minha agonia nas provas de matemática, haha. Mas o filme parece que instiga, nesse ar meio thriller. O segundo me deu agonia, tou ilhada na minha vida e vou acabar ficando depressiva se assistir, haha. O terceiro tem o tema que mais que assusta no mundo: ets. Já percebeu que meu apelido é Alien? Pois carrego no peito o medo, hahaha. Mas vou assistir com certeza. Gosto de sentir medinho em filme (super raro de acontecer).

    Obrigada pelas dicas, sua lindinha!

    • Olha, esse da ilha não recomendo assistir se estiver num dia bad porque ele é pesado mesmo e faz a gente pensar nessas questões de solidão…
      Agora o Dark Skies é uma ótima pedida pra ver com os amigos no escuro total hahahahaha
      Beijo!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s