A ciência dos sonhos nos filmes!

Se tem um tema que eu gosto em filmes é o sonho. Não no sentido de um personagem que vai perseguir um sonho, vai tentar torná-lo realidade. Mas no sentido da atmosfera estranha e misteriosa que tem o sonho.

Eu acho algo super complexo pra reproduzir, então tiro o chapéu pra quem consegue. Acho que o David Lynch é um dos campeões nisso. Se vocês já viram Twin Peaks, sabem do que eu estou falando. Se não… esperem porque não acredito que não falei até hoje dessa série aqui! Eu acho o David Lynch bom, na verdade, porque as vezes até sem a intenção de ser um sonho, ele cria umas cenas tão estranhas que acaba se parecendo com um, haha!

Essa semana o Dudu me mostrou esse link onde fizeram uma lista das 10 melhores sequencias de sonho em filmes silenciosos. É bem legal, uma pena que nem todos tenham videos. Enfim, como se trata do início do cinema, por mais que sejam divertidas, elas acabam se tornando… divertidas, haha. Pelo menos pra mim… Tenho a tendência a ficar pensando em como eles fizeram aquilo, etc.

 photo la-science-des-reves-366068l-imagine_zps49ec954f.jpg

E daí, que por causa dessa lista, acabamos assistindo um filme SUPER legal, indicação de alguém que não lembro – obrigada, você! – chamado La Science des Rêves (título feio em português: Sonhando Acordado, tradução literal bem mais legal: A Ciência dos Sonhos). Ele é de 2005 e foi dirigido pelo Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Rebobine, Por Favor).

Infelizmente não achei nenhum trailer legendado e o filme é em francês/inglês. Mas posso contar rapidinho do que se trata: desde pequeno, Stephane (Gael García \o/) confunde os sonhos com a realidade. Isso acaba trazendo um monte de problemas, principalmente quando ele começa a gostar da vizinha nova (Charlotte Gainsbourg \o/) e tem que lidar com essa situação.

A história é super legal e, de certa forma, um pouco triste porque ele acaba se tornando uma pessoa problemática. Mas o que eu mais gostei foi a concepção de sonho que eles criaram. Eles conseguiram captar a essência de algumas coisas que acontecem tipo não conseguir andar, aquela sensação de estar caindo/voando. Me identifiquei, haha!

Esses são alguns trechos:

Não sei vocês, mas eu achei genial. A mistura de cores, os materiais que eles usaram, as músicas. A cena dele com as mãos gigantescas é muito boa, não sei como não pensaram antes! Quer dizer, acho que justamente porque não pensaram é que achei o filme muito bom, divertido e um prato cheio pra quem gosta da direção de arte.

Mas voltando ao assunto, acho que criar a atmosfera de um sonho, pra mim, é o mais desafiador em um filme. As pessoas discutem entre fazer comédia ou drama. Não, gente, fazer um sonho é o mais difícil, haha!

Antes desse filme, eu sempre pensava na criação d0 sonho como uma coisa estranha e sombria. Mas acho que mudei minha concepção. Pode ser estranha e também engraçada e colorida, por que não?

O que vocês acham disso tudo? Se tiverem indicação de filmes com esse tema, escreve aqui!

Au revoir!

Anúncios

11 comentários sobre “A ciência dos sonhos nos filmes!

  1. Mais um filme pra lista. Acho que não foi uma boa ideia acompanhar o seu blog pq essa lista só está crescendo. :P

    Então, SONHOS! Quando assisto filmes que tem o sonho como fio condutor da plot sempre fico com muito medo, porque é uma daquelas coisas que ou é muito boa ou é muito ruim. MAS sempre acho interessante quando uma mídia trata desse tipo de tema que foge à noção de senso coletivo. É claro que sabemos o que é um sonho, mas se meu próprio sonho é complexo, o de outra pessoa é um mistério! E conseguir transpor isso para um filme é simplesmente foda!

    Ah, esse post me fez lembrar de uma webtoon/manhwa que leio sobre um cara que tem esquizofrenia e conhece uma garota mas não sabe se ela é real ou não. Ele comenta com ela que quando tem uma alucinação, as características da pessoa com a qual ele interage não mudam de uma ‘aparição’ pra outra. Então, ela decide pintar o cabelo pra provar pra ele que é real :) Legal, né?

    Caramba, falei demás. Fui. :3

    • hahahaha quem não ama uma lista, né?
      Sabe o que eu mais gosto nos seus comentários? É que vc fala de umas coisas que eu nunca ouvi falar antes, AHAHA!
      Não sei o que é webtoon/manhwa e vou ter que ver agora! Gostei da história!
      :D

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s