Spacesuits: muitas camadas de proteção (e charme!)

Tem pouco tempo que postei uma mini-resenha de Gravidade aqui no blog. Nem estava pensando em falar de novo do filme (na verdade estou esperando a crítica de um professor meu e nem estava lendo mais nada sobre), mas encontrei uma coisa tão interessante que resolvi compartilhar com vocês!

Tudo começou com esse canal do youtube chamado SciShow. Eu SUPER recomendo se você gosta de ciência, astronomia e curiosidades do tipo: Sleep, why we need it and what happens without it : ) Aconteceu que o video que eles postaram nessa semana fala sobre Gravidade e de uma perspectiva muito interessante: a roupa dos astronautas. Eles falaram sobre outras coisas também, como os frontier fields da Nasa e o desenvolvimento de um novo telescópio, que não vou nem me arriscar a começar a explicar, haha, assistam o video ali ; )

Enfim, eles criticam algumas quebras nas leis da física que acontecem no filme e explicam, claro, como aquilo acontece na realidade. Mas a melhor crítica foi: lá está Sandra Bullock, diva e linda mesmo naquela roupa gigantesca. Porém, quando ela começa a tirar a roupa gigantesca, ela está: OMG, mais linda e diva num conjuntinho super sexy mostrando que apesar de ter 49 anos está com tudo no lugar.

Péee! Errado pessoal, isso nunca aconteceria. O que aprendi no video é que na verdade ela estaria usando um macacãozinho com fralda. Sim, os astronautas podem passar mais de seis horas fazendo seus trabalhos no espaço, como acontece no filme, então, é meio difícil de querer parar tudo para usar o banheiro, né?

americas_astronauts-poster-600x400

Evolução das roupas dos astronautas norte-americanos.

Por causa disso, fui correndo no site da Nasa para ver como são realmente as roupas dos astronautas. Primeiro de tudo, elas se chamam Unidade de Mobilidade Extraveicular (em inglês, EMU: Extravehicular Mobility Unit). Elas tem muitas e muitas partes e todas as partes são úteis para muitas coisas diferentes. O que mais me espantou é que, ao todo, a roupa tem 14 camadas para protegê-los no espaço. Isso significa desde ajudar a manter a temperatura e a pressão certa para circular o oxigênio, até bloquear objetos que podem estar voando por ali e manter a comunicação com os outros. Elas são feitas com vários tecidos diferentes que são a prova de fogo e de bala.

Outra curiosidade é o capacete. Além de ser revestido com ouro metálico para bloquear a luz solar, ele tem mini-persianas, são tratados com um composto anti-neblina antes de saírem para as spacewalks e possuem uma válvula de purificação que eliminam o dióxido de carbono caso o oxigênio esteja acabando \o/

451px-Russian_space_suit_3

Traje espacial russo, chamado Orlan (fonte: Wikimedia Commons)

Enfim, são muitas coisas legais, mas não vou ficar falando de cada uma aqui, até porque não sou especialista. Mas passem no site da Nasa que lá tem tudo muito explicadinho. Só não tem essas informações que recolhi de vários sites diferentes. Os números variam um pouco, mas, em média, a roupa completa pesa 127kg (na Terra!), aproximadamente 5mm de espessura e custa em torno de 25 milhões de reais CADA. Alguém confirma esses dados?

(EXATAMENTE no momento em que eu ia publicar o post, encontrei essa página interativa no site da Nasa, com uma animação fofa sobre as roupas dos astronautas + informações sobre cada uma delas, desde a primeira, da década de 60, até a que é usada hoje).

Depois disso tudo, cheguei a conclusão que talvez a Sandra Bullock ainda fosse ficar linda e diva, mesmo de macacão com fralda, não? Faz parte do charme de ser astronauta… haha!

Para finalizar, encontrei esse documentário feito pela Motherboard sobre dois caras que estavam criando um novo de design para as luvas das spacesuits. É bem legal, eles falam um pouco do processo de criação, da competição em que iam participar e também fazem um panorama histórico das EMU : )

Anúncios

9 comentários sobre “Spacesuits: muitas camadas de proteção (e charme!)

  1. Bem legal essas informações sobre os trajes. Engraçado como a gente passa batido por essas coisas, né? Nunca pensei em pesquisar sobre isso e é super interessante!

  2. cincoenta centimetros de espessura
    crendeuspadre, comofas pra ter noçao de si? tipo, consciencia corporal? “eu acabo aqui” foi pro beleleu. amei a postagem pq na verdade a divância da Sandra (íntima) teria ficado meio queimada se ela, na hora de tirar o traje, ainda tivesse que dar uma xingada pq a fralda tava vencida. ou não, sei lá.

  3. Eu vi Gravidade ontem! Fiquei impressionada em todos os sentidos com o filme: ele tem uma história relativamente simples, um único personagem e mesmo assim, me deixou angustiada na cadeira, totalmente absorta com a história. O 3D foi perfeito também e eu também me impressionei com o corpo da Sandra Bullock, lol. Ah, eu achei interessante as críticas de o que tinha errado no filme e bizarro o negócio das fraldas, mas filme é filme :B Prefiro ela assim do que com fralda, LOL.E vem cá, você faz cinema? Que legal <3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s