Série da vez: Black Mirror

Sabe quando você pega uma série e não dá nada por ela? Foi assim com Black Mirror, talvez vocês já tenham ouvido falar. Logo depois de assistir Les Revenants, fiquei curiosa pra conhecer séries de outros países, que não fossem norte-americanas, e fui pesquisar. Em algum fórum alguém indicou Black Mirror, que é inglesa. Achei a sinopse interessante, mas nem fiquei empolgada. Só que esse fim de semana resolvi assistir.

black-mirror

Primeira temporada, episódio 1: The National Anthem

É difícil dar uma sinopse completa porque cada episódio é uma história diferente e desconectada da outra, mas digamos que a série tem como tema o lado negro da tecnologia. Nós, melhor do que ninguém (ou não), sabemos que vivemos nessa era na qual estamos conectados o tempo inteiro através dos nossos celulares, computadores, tablets, etc, etc. Podemos encontrar praticamente tudo e todos na internet. Fora isso, ainda tem todo o desenvolvimento da nanotecnologia, cibernética e toda esse imbricamento cada vez maior entre arte, tecnologia, medicina, engenharia que influencia diretamente na nossa forma de ser e estar nesse mundo louco. Alô, aulas do mestrado! o/

E a série é ótima por causa disso. Ao invés de mostrar as maravilhas desse desenvolvimento tecnológico, ela é bem pessimista e mostra as consequências disso. Como se os problemas que já temos fossem piorados exatamente por causa das tecnologias. E sabe qual a maior ironia de tudo? A série é mais uma produção da Endemol, empresa que criou o Big Brother :O Aqui vai o trailer:

A série tem duas temporadas, com três episódios cada. Sim, é beeeem curtinha! A primeira temporada é de 2011 e a segunda foi lançada esse ano mesmo.

Claro, não achei todos os episódios super legais, algumas situações são forçadas, enfim, tenho minhas críticas, mas no geral a série é muito boa principalmente pra fazer a gente pensar e é por isso que indiquei. Ela mostra umas situações assustadoras e absurdas, mas que, no final das contas, são completamente possíveis de acontecer um dia.

Outra coisa legal, é que todos os episódios são descontextualizados. Eles não dizem em que ano se passa cada um. Também não dão muitas explicações sobre os aparatos que aparecem, as vezes ficamos meio perdidos e só entendemos no final do episódio. Mas aí mora toda a graça, né?

uktv-black-mirror-s02-white-bear-5

Segunda temporada, episódio 2: White bear

No final, só tenho que tirar o chapéu. As ideias foram todas muito originais (eu, pelo menos, acho que nunca tinha pensado em nenhuma das situações mostradas), as imagens são lindas e os efeitos especiais muito, muito bons!

Pesquisando sobre a série, descobri que o criador, Charlie Brooker, fez um outra série chamada Dead Set, onde uma epidemia transforma todo mundo em zumbi, menos os participantes de um reality show. Fiquei curiosa também, haha!

Espero que tenham gostado da dica! E se alguém assistir, passa aqui pra contar o que achou! : )

Anúncios

6 comentários sobre “Série da vez: Black Mirror

  1. Lá vem vc me deixando com vontade de assistir outra série! hahahaha. Ainda bem q essa é curtinha. Sabe q tenho uma visão pessimista sobre como a tecnologia influencia nossas vidas? Não q eu viva sem, pelo contrário, sou desses viciados (tentando me desintoxicar). Mas acho sempre que paro pra refletir, vejo muito mais pontos negativos do que positivos. Não na tecnologia em si, mas com o q nós fazemos dela. Sobre séries britânicas, acabei de ficar em dia com Doctor Who e já tinha assistido algumas outras e reparei q os temas das séries são bem mais trabalhados. Me fugiu a palavra agora, mas te fazem pensar. E isso acontece mesmo em séries cômicas. Tão diferente das séries americanas. Bom, vou assistir e depois te falo o que achei.
    Bjs

  2. Woow, parece ser do tipo de série que vicia! Essa voce baixou ou assistiu online?
    Ja que é curtinha, e os episodiso não são continuação do anterior, vou procurar, assim não fico muito presa à série (me vicio muito facil!!! uhauhauha)

  3. Pingback: Os melhores/piores filmes de 2013 | Uma cadeira, por favor!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s