Uma inspiração: Anna Karina

Depois de quase uma semana, cá estou eu. Fiquei de molho esses dias por conta de um ser microscópico que resolveu comer todos os meus nutrientes… Mas estou me recuperando! (:

Bom, nesses dias, entre terminar trabalhos atrasados do mestrado, escrever no blog, ler qualquer coisa e tentar ir na academia, resolvi ficar embaixo das cobertas, hahaha! Então agora que voltei, resolvi abandonas as ideias de post que eu tinha e escrever sobre algo que eu adoro/me empolgue/me deixe feliz, etc.

tumblr_mnzhorcnqW1qkt34fo1_500

Então, hoje vocês vão conhecer uma das minhas musas inspiradoras, haha: Anna Karina. Ela já apareceu neste e no último post aqui no blog. Seu nome verdadeiro é Hanna Karin Blarke Baye e ela é uma atriz/modelo dinamarquesa, que foi uma das principais atrizes do movimento Nouvelle Vague. Ela foi casada por um tempo com Jean-Luc Godard (ainda estou devendo um post!) e atuou em muitos dos seus filmes.

Ela já contou em mil entrevistas como ela saiu da Dinamarca e foi pra França e conheceu Godard, mas não contar os detalhes aqui. Procurem no youtube! hahaha Resumidamente, ela era atriz de teatro na Dinamarca e foi pra França tentar a sorte. Lá, uma mulher de uma revista a viu na rua, gostou dela, tirou fotos dela. Depois a Anna fez comerciais pra TV e foi assim que Godard a conheceu. Masss, em uma entrevista ela diz que os irmãos dela a chamavam de feia e não sei mais o que, o que deu a entender que ela fugiu de casa. De fato não existem mais fotos dela com os familiares e ela nunca falou deles, então não dá pra saber.

3

Anna Karina bem novinha em um de seus trabalhos como modelo em 1959.

Como eu conheci a Anna Karina? Bem, foi no filme Alphaville, do Godard. Não sei explicar porque gostei tanto dela de cara. Talvez porque eu tenha gostado muito do filme, da personagem e do cabelo dela, hahaha! Na época eu estava numa crise com meu cabelo, queria mudar o corte e tal. Quando vi a Anna, pensei: é isso, vou cortar franjinha! Então cortei e de quebra minha irmã tirou algumas fotos minhas inspiradas de fato na Anna Karina de tão apaixonada que eu estava, hahaha!

anna

Aphaville, 1965.

carolperfil

Apenas eu, feliz.

Depois disso, o grupo de estudos em cinema que eu participava no ano passado começou a estudar os filmes do Godard e daí foi só amor. Pelos dois! Vou colocar aqui embaixo alguns filmes que ela participa que eu gosto mais e já fica de dica pra quem quiser assistir ;)

vivre

Vivre sa vie, 1962.

petit

Le Petit Soldat, 1963.

tumblr_mczyhrbnAt1r4unkto1_1280

Pierrot, le fou, 1965.

anna

Une femme est une femme, 1961.

Mas a vida dela não foi só os filmes da Nouvelle Vague. Ela fez muitos outros, claro, inclusive um musical escrito pelo Serge Gainsbourg em 1967. Anna foi dedicado à ela e todo seu talento como cantora pode ser explorado. Desconfio que esse seja um filme não tão conhecido assim, mas vale bastante a pena porque a história é bem legal. E tem outra curiosidade: ele foi o primeiro filme colorido feito pra TV francesa. Ele não tem permissão para ser incorporado aos sites, então clique aqui para assistir!

Nossa, escrevi, escrevi e ainda tem mil coisas pra falar! hahaha Mas sei que é muito chato post grande u.u Queria explorar mais a atuação dela em alguns filmes, mas acho melhor voltar depois com calma. Quem sabe até lá vocês não assistem alguns dos filmes aí de cima, se já não assistiram (:

Termino apenas com um lamento: ela esteve no Brasil no ano passado muito longe daqui. Anna Karina foi a homenageada do Festival Internacional de Brasília e até cantou uma das canções do musical. Apenas isso.

Agora voltei com tudo!

Au revoir!

Anúncios

14 comentários sobre “Uma inspiração: Anna Karina

  1. Nunca tinha visto nada sobre ela!
    Achei magnifico e deu para perceber o quanto você admira ela, apenas pelas palavras!
    Vou tentar procurar um dos seus filmes, confesso que fiquei bastante curiosa!
    Beijinhos, querida!

  2. Nunca vi nenhum filme dela, mas ela é lindíssima! Os irmãos dela deviam ser cegos, rs. E numa comparação da primeira foto dela com a sua, vcs estão muito parecidas… e nem é só pelo corte de cabelo! Enfim, procurarei assistir os filmes q vc indicou ^^
    Bjs

  3. Pingback: Uma inspiração: Anna Karina – parte 2 | Uma cadeira, por favor!

  4. Pingback: Figurino #3: Marianne Renoir | Uma cadeira, por favor!

  5. Adoro ela! Anna é simplesmente linda. Uma ótima atriz, vi ela pela primeira vez no filme Bande à part e ela estava incrível como sempre. Achei você bastante parecida com ela, principalmente com esse cabelo lindo.

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s