As Cartas de John Lennon

Todo mundo que gosta de Beatles tem seu beatle favorito. O meu é o John Lennon. Mas nesse post resolvi não falar exatamente das suas músicas.

No ano passado ganhei de presente John Lennon – A Vida, biografia escrita por Philip Norman. Confesso que nunca li outras biografias dele – ou de nenhum outro dos Beatles – mas essa é, sem dúvida, uma das mais completas, além de ser autorizada pela Yoko. É lindíssima, tem depoimentos profundos e detalhados de parentes e amigos e várias fotos.

DSC_0188 (2)

Que John Lennon era um ótimo compositor, a gente já sabe. Novidade para mim foi saber que ele era um ótimo desenhista e que desde muito cedo ele já gostava de escrever, tendo criado um próprio jornal que circulava entre os amigos na escola. Fiquei tão curiosa pra saber mais sobre esse seu lado que, escarafunchando, descobri este outro livro, As Cartas de John Lennon, de Hunter Davies.

DSC_0209

O livro reúne as quase 300 cartas que ele enviou para amigos, familiares, namoradas e jornais. Entre linhas e desenhos, podemos perceber os traços irônicos e ao mesmo tempo delicado de John.

DSC_0194

Eu ainda não o li inteiro… Mas já olhei quase todas as cartas e desenhos, haha! Essa foto aqui de baixo é uma parte do jornal que ele escrevia na época de escola, o chamado Daily Howl.

DSC_0191

O livro é bem fácil de achar. Comprei usado na Estante Virtual por um preço muito bom! Para os fãs de plantão, vale MUITO a pena!

Agora, se você quiser ir ainda mais a fundo e conhecer o John Lennon escritor de verdade, você pode procurar pelos seus dois livros, In His Own Write (1964) e A Spaniard In The Works (1965). Tem desenhos, poesias, trocadilhos, solecismos à vontade. Na época do lançamento, ele foi comparado à James Joyce e Lewis Carrol. Esses são mais difíceis de encontrar. Na Amazon eu já vi, mas aí o preço é mais salgado.

john lennon in his own write

Poréeem, alguma alma muito boa, disponibilizou o In His Own Write em PDF! Para fazer download é só clique aqui ;) Eu ainda não li, confesso que senti certa dificuldade por causa de trocadilhos em inglês -.-‘ Mas em breve pretendo me aventurar.

Enfim, me prometi que não ia terminar com uma música e não vou! Fiquem aí com essa gracinha de John Lennon. Nesse dias as pessoas deviam ter desconfiado que ele mais do que um bom cantor com cabelinho estranho!

Anúncios

4 comentários sobre “As Cartas de John Lennon

  1. Olá!
    Eu não sou muito fã dos Beatles, na verdade eu gosto de uma ou duas músicas da banda, mas cresci ouvindo pois meu pai é muito fã. Também nunca li nenhuma biografia de nenhum deles, mas vou dar uma olhada e quem sabe não presenteio meu pai com um exemplar =)
    Gostei do seu blog, já estou curtindo =)

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

  2. hey hey!! this is a very nice website here and I just wanted to comment & say that you’ve done a great job here! Very nice choice of colors & layout, very easy on the eyes.. Nicely done!…
    My site is about educational toys for toddlers.

  3. Pingback: John e Sean Lennon | Uma cadeira, por favor!

O que você pensa sobre isso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s